Na passarela a história da moda: beleza, charme, ousadia, criatividade...
16/07/2012
Criatividade na passarela. O desfile promovido pelo curso de Tecnologia em Design de Moda do Senai/Unesc chamou a atenção de quem esteve no Criciúma Shopping na noite dessa sexta-feira, (13/07). Beleza, charme, talento, ousadia... As peças confeccionadas pelos estudantes do 5º semestre do curso mostraram o que já foi moda e o que ainda pode ser tendência para o vestuário.
Na passarela a história da moda foi retratada em detalhes. “Na linha do tempo, reconstruindo e renovando a indumentária, da pré-história a idade média”. Foi esse o tema do desfile apresentado. A preocupação com o que vestir é constante há muito tempo. E decidir entre uma calça, ou um vestido, uma jaqueta ou um colete é uma tarefa difícil desde os tempos antigos, principalmente, para as mulheres.
Subiram à passarela os seguintes períodos: Pré-história, Mesopotâmia, Egito, Grécia, Roma, Bizâncio, Idade Média Românica e Idade Média Gótica. Os trabalhos foram feitos em grupo. Os estudantes, futuros designers, mostraram que talento não falta para eles. “Esse desfile é a realização de um sonho. É o resultado de muito trabalho, muita pesquisa. É um aprendizado enorme. E é a pura prática do mercado. Passamos por todas as etapas: pesquisa, modelagem, criação e costura”, afirma a acadêmica, Jadsnara Lunardi Brognara.
Para a acadêmica Anelise Lalau a emoção é em dose dupla. Além de ajudar na criação, ela foi a modelo escolhida para apresentar uma das peças produzidas. “Sinto-me lisonjeada em poder mostrar o meu próprio trabalho. Claro, a responsabilidade é maior, mas ao mesmo tempo é gratificante”, comenta.
Os desfiles encantaram o público presente. A cada período apresentado, uma nova surpresa subia na passarela. “Está muito lindo. Estou realmente surpresa com o que eu vi. As peças estão incríveis, é bacana saber que o sul, que Criciúma, tem estilistas de talento. Esse é, com certeza, o início de uma carreira de sucesso para eles”, enfatizou a empresária Ivone Gonçalves.
Para a professora e coordenadora do curso, os trabalhos são resultados de muito trabalho. “Eles dão início a criação de um museu da muda. Essas peças vão servir de pesquisa para outros acadêmicos e profissionais do ramo. Para os estudantes é a chance de praticar o que amanhã eles vão fazer no mercado. É um incentivo a criatividade”, destaca a coordenadora do curso e professora, Charlene Vicente Amâncio Nunes.
A gerente de marketing do Criciúma Shopping afirma que a parceria com o Senai/Unesc é uma forma de valorizar e incentivar aquilo que é local. “Estamos dando a oportunidade para esses estudantes mostrarem um pouco dos seus trabalhos. Essa divulgação é importante, já que amanhã eles estarão no mercado de trabalho fazendo moda”, afirma Neide Medeiros. “E para os nossos clientes é mais um diferencial. Vai ao encontro da nossa filosofia, queremos ser mais que um centro de compras. Somos um espaço de cultura, de entretenimento e lazer”, completa.