O que você tem a ver com a corrupção?
Camisetas e gibis da campanha foram distribuídos aos presentes, e quem passar pelo Criciúma Shopping também receberá o material de divulgação da mostra. Além de imagens, é possível ler textos e ver camisetas de times de futebol de todo o País, com a assinatura de jogadores que se engajaram na campanha. A exposição é realizada pelo MPSC, Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, com colaboração da Associação Catarinense de Imprensa e do fotógrafo Jared Windmüller. A exposição tem o apoio do Criciúma Shopping e da Unesc.
Segundo Ghizzo, o projeto pretende conscientizar a sociedade, sobre o valor da honestidade e transparência nas atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. Ele explica que exposição é um dos instrumentos da campanha para despertar a reflexão nas pessoas. Segundo Ghizzo, a exposição mostra os atos corriqueiros que caracterizam a corrupção, como a corrupção afeta a vida da sociedade, evitando que políticas públicas sejam efetivadas, e refletindo em problemas como violência e falta de educação para as pessoas, e aponta soluções para o caso, através de uma mobilização social de mudança de atitude. “A aceitação de um pequeno ato de corrupção é a legitimação do grande ato”, diz.
Além de Ghizzo, estiveram presentes na solenidade o reitor da Unesc, Gildo Volpato, o presidente da Acic, Olvacir Fontana, o vice-presidente da Região Sul da Fecomércio, Laureci Volpato, a gerente do Sesc Criciúma, Ema Lúcia Mezari da Silva, o diretor de relações com o mercado do Senac SC, Luciano Caminha, o diretor do Senac Criciúma, Alexandre Meneghetti, o empreendedor do Criciúma Shopping, Jorge Mezzari, a vice-presidente Regional Sul do Conselho Estadual da Mulher Empresária, Lenir Dalsasso Schambeck, o vice-presidente de serviços da CDL, Henrique Vargas, Tiago Fontana, representante do Centro de Integração Empresa Escola, Juan Custódio, superintendente da JS Administração de Bens, o radialista Denis Luciano, representando a imprensa regional, Vera Antonini, presidente da Associação de Lojistas do Criciúma Shopping, Sidnei Godinho, superintendente do Criciúma Shopping e Neide Medeiros, gerente de Marketing do Criciúma Shopping.
Histórico
A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” foi lançada em 27 de agosto de 2004, em Chapecó, com a exibição de um desenho animado que mostrava à sociedade que o combate à corrupção começa com a defesa da honestidade e dos princípios da ética, inclusive em atitudes pequenas, como tentar furar fila ou lucrar alguns centavos no troco de uma compra.
Até março de 2005 o vídeo já havia sido veiculado nos cinemas das principais cidades catarinenses e iniciado um ciclo de palestras e debates em escolas estaduais, associações e organizações não-governamentais. Em 2005 a campanha foi vencedora do II Prêmio Innovare: o Judiciário do século XXI, na categoria Ministério Público.
A campanha já atingiu diversos estados brasileiros e está em dois países africanos. Segundo Ghizzo, o material da campanha será traduzido ainda este ano para o alemão, italiano, francês, inglês e espanhol, para ser disponibilizada para países em que a Unesco atua.